segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Fortalecendo conselhos de Unidades de Conservação

do site da Apremavi



Conselheiros do REVIS dos Campos de Palmas. Foto: Edilaine Dick
Em continuidade às ações de capacitação de conselhos consultivos de Unidades de Conservação (UCs), em dezembro de 2011 foram promovidas, pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), mais três oficinas de capacitação, envolvendo o conselho consultivo do Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) dos Campos de Palmas, Parque Nacional (PARNA) das Araucárias e Parque Estadual (PE) Fritz Plaumann. Participaram dos eventos os conselheiros, gestores das UCs, equipe do projeto e convidados. A moderação das oficinas foi realizada por Marcelo Limont.

As oficinas tiveram como objetivo a elaboração de Planos de Trabalho e/ou Ação destinados ao fortalecimento dos conselhos dessas UCs. Para subsidiar este planejamento, inicialmente, os conselheiros identificaram as dificuldades que o conselho enfrenta, seguido de sua tematização e priorização.

Após a definição das metas do trabalho, foi realizado o planejamento pelos conselheiros, com a descrição das atividades que precisam ser realizadas para fortalecer o conselho. Em seguida, tais informações foram apresentadas em plenária.

Posteriormente, este plano de trabalho será refinado, dando continuidade à fase de enriquecimento prático, onde as atividades planejadas devem ser implementadas pelos conselheiros, com o acompanhamento e auxílio da equipe do projeto da Apremavi, a partir das demandas geradas.


Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) dos Campos de Palmas

O segundo módulo da oficina do REVIS foi realizado dia 06 de dezembro, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA), em Palmas (PR), reunindo 11 participantes.

Na construção do Plano de Trabalho para o fortalecimento do conselho desta UC, algumas ações foram elencadas, entre elas: ações de mobilização junto a assentamentos de reforma agrária vizinhos do REVIS, construção de um mapa de relações, que auxilie na comunicação entre conselheiros e fortaleça a participação, e realização de apresentações temáticas durante as reuniões do conselho, pelos próprios conselheiros, visando à integração, qualificação da comunicação interna e entendimento das possibilidades de compatibilização entre conservação e produção.

Parque Nacional (PARNA) das Araucárias

Realizada dia 07 de dezembro de 2011, na sala de reuniões do complexo esportivo Pedro Domingos Bortolaz, em Ponte Serrada (SC), o segundo módulo da oficina do PARNA contou com a presença de 16 participantes. O Plano de Trabalho foi construído a partir de temas elencados pelos conselheiros, considerados como prioritários de serem trabalhados para fortalecer o conselho, sendo: comunicação e informação, representatividade, autonomia do conselho e participação efetiva.

Junto a estes temas, algumas ações foram planejadas, como por exemplo, visita do conselho a pontos específicos do Parque, como forma de integrar os participantes do conselho e aumentar o conhecimento sobre a UC, bem como, incremento nos esforços de comunicação e maior entendimento sobre o regimento interno do conselho, visando sua qualificação, dentre outras ações.

Parque Estadual (PE) Fritz Plaumann

A oficina do PE Fritz Plaumann foi realizada no dia 08 de dezembro de 2011, na sede do Parque em Concórdia (SC), reunindo 32 participantes. Para esta UC, a partir da demanda do conselho, foi construído um Plano de Ação, ferramenta de organização do trabalho do conselho prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que elenca ações a serem realizadas pelo conselho, a partir de sua visão de futuro em relação à UC.

As ações deste conselho foram pensadas a partir da identificação das dificuldades relacionadas aos seguintes temas: comunicação, capacitação, representatividade, institucionalização, competências, presença, plano de manejo, planejamento.

Dentre as atividades elencadas, destaca-se a visita a ser realizada pelo conselho do PE Fritz à outra UC integrante do projeto, como forma de integração e socialização de informações, bem como, a realização de oficina temática sobre plano de manejo, abordando seus conceitos, processo de elaboração e implementação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião: